Cavalcante sua História
Um dos municípios mais antigos de Goiás
Cavalcante sua História
Um dos municípios mais antigos de Goiás
ℹ️ Iniciando-se o povoado de Cavalcante
Cavalcante faz parte da história do Estado desde a Capitania de Goyaz, quando Bartolomeu Bueno da Silva (O Anhanguera) passou pela região à procura de novas minas de ouro. Anos mais tarde, seu filho voltou e encontrou uma grande quantidade de minas de ouro, atraindo muitos garimpeiros. A primeira incursão no território de Cavalcante ocorreu em 1736, sob a liderança do garimpeiro Julião Cavalcante. A notícia da descoberta de imensa mina de ouro à margem do córrego Lava Pés, na Serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros, iniciando-se o povoado de Cavalcante.
No período antes do início do ciclo do ouro (1751 - 1778), os povos originários das etnias Acroá, Xacriabá e Assus, eram temidos por aqueles que habitavam os povoados de Arraias, Cavalcante e Natividade. Diante da resistência, organizaram então bandeiras para combatê-los . Embates violentos ocorreram com os mais resistentes e os mais pacíficos foram escravizados.
Estima-se que durante a glória das minas de ouro havia na região aproximadamente 20.000 pessoas escravizadas. Com o declínio do ouro, o município passou a dedicar-se à agropecuária, produzindo açúcar, carne, farinha de mandioca e, posteriormente, farinha de trigo. Estudos indicam que durante algum tempo o município foi o maior exportador de farinha de trigo para os Estados Unidos. Nessa época, o território de Cavalcante abrangia quase todo o Nordeste Goiano, desde o antigo Arraial dos Couros (atual Formosa) ao município de Arraias, no Tocantins. Conforme o Plano Diretor Municipal, após inúmeras modificações em divisão administrativa ao longo dos anos, o território de Cavalcante é constituído pelo distrito sede e pelas comunidades Kalunga de Prata, Salinas, Congonhas, Corrente, Vão do Moleque, Maiadinha, Vão de Almas e Engenho II, a norte da sede; e as localidades de Araí, além do assentamento Rio Bonito, Rocinha, Vermelho, São José, Capela e Ponte do Rio Preto, a noroeste.
Os inúmeros atrativos naturais, Cavalcante se destaca pela riqueza cultural, pois além de ser um dos municípios mais antigos de Goiás, está localizado no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, onde estão abrigadas as comunidades remanescentes de quilombos, juntamente com os municípios de Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Falar em Cultura, em Cavalcante, é falar do Povo Kalunga e das festas religiosas, folias e rezas, transmitidas pelos ancestrais, por meio da oralidade. A tradicional Caçada à Rainha é uma das manifestações populares mais importantes da região.
Ecoturismo, turismo de aventura e valorização cultural estão entre as principais atrações do Município de Cavalcante, situado na região Nordeste de Goiás. Cavalcante é o berço dos povos da Chapada dos Veadeiros, um lugar que ainda guarda a simplicidade e a riqueza das comunidades da região. É de 240.611 hectares da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, rios, serras e cânions próprios para atividades ao ar livre. As terras de Cavalcante são privilegiadas por uma abundância de cursos d'água, que resultam em cerca de 110 cachoeiras. O município é considerado um dos destinos mais completos para a prática do Ecoturismo e o Turismo de Aventura, pois tem natureza e cultura ainda muito preservadas.
São diversos atrativos belos e interessantes, pois bem próximo da Santa Bárbara fica a Cachoeira da Capivara, formada por duas grandes quedas d'água. Próximo ao povoado de São Domingos está a Cachoeira São Félix, com praia branca, de areia fina, convidativa para banhos, muito frequentada por famílias com crianças pequenas. Já a Veredas é formada por várias cachoeiras, com vista para o Cânion Veredas, um dos mais admirados da Chapada dos Veadeiros. Também o complexo Rio da Prata preserva lindas paisagens naturais, com sete cachoeiras de cor verde esmeralda, inclusive a do Rei do Prata, considerada cenário de filmes por turistas e moradores.
Referencia:
MAPEAMENTO SITUACIONAL 2024
DIAGNÓSTICO 2
SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO DE CAVALCANTE - GO
Para mais informações sobre a economia de Cavalcante, você pode acessar os seguintes links:
➕Mais informações: Emater Goiás realiza Semana do CAF Quilombola, em Cavalcante
➕Mais informações: Emater Goiás realiza Semana do CAF Quilombola em Cavalcante
ℹ️ As cidades mais antiga do estado de Goiás
A Cidade de Goiás tem a Idade aproximada 297 anos, também conhecida como Goiás Velho. Sua fundação ocorreu em 1727 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, inicialmente com o nome de Arraial de Sant'Anna.
Outras cidades antigas de Goiás incluem:
Cavalcante: Fundada por volta de 1736, tornou-se oficialmente uma cidade em 1831.
Se considerar a fundação do arraial, a idade aproximada é de 288 anos. Se considerar a data oficial da cidade, a idade aproximada é de 193 anos.
Pirenópolis: Originou-se como um arraial no século XVIII e recebeu o nome atual em 1890.
Considerando a data em que recebeu o nome atual, a idade aproximada é de 134 anos.
Catalão: A cidade recebeu o título de cidade em 1833.
Idade aproximada: 191 anos.
Niquelândia: A história do município surgiu por volta de 1755.
Idade aproximada: 269 anos.
Luziânia: Foi elevada à categoria de cidade em 1867.
Idade aproximada: 157 anos.