Que celebra sua 4ª edição em 2025, na cidade de Cavalcante de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O evento, de caráter voluntário e colaborativo, é uma iniciativa sem fins lucrativos ou financiamento externo. Nosso objetivo principal é valorizar a Cultura Viva da Chapada dos Veadeiros, promovendo o intercâmbio cultural, intervenções artísticas e o fortalecimento do sentimento de pertencimento comunitário. Acreditamos que a arte pública é essencial para celebrar a liberdade e a força das tradições.
4ª edição: Dias 04, 05, 06 e 07 de setembro.
Tema: Artivismo, Ecoturismo, Mobilidade, Cultura Viva e Mudanças Climáticas.
Inscrições: abertas de 31/07 a 28/08. Formulário de Inscrições
Mapa dos pontos públicos de Cavalcante: Localização
Link do Instagram: @chapahonk
Comunicação: Comunidade Whatsapp, saiba mais em Rede ChapaHONK!
Transparência: Transparência do Festival
IPEARTES - Bloco Arte Educativo
www.youtube.com/@IPEARTES-SEDUC
Alto Paraíso, Goiás, Brasil.
O Bloco Ipeartes une arte, educação e conscientização ambiental em uma celebração vibrante da cultura popular goiana. Formado por artistas e educadores da Chapada dos Veadeiros, o grupo cria figurinos com materiais reciclados e leva às ruas um repertório autoral que exalta a preservação do Cerrado, a inclusão social e o Bem-Viver.
Fundado em 2019, o bloco desde então ressignifica espaços públicos e se apresenta nos
carnavais de rua de Alto Paraíso. Em 2025, o bloco realizou o seu quinto cortejo de carnaval
na cidade.
O IPEARTES (Instituto de Pesquisa em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis) é um
projeto do Ciranda da Arte – SEDUC/GO e tem como objetivo promover uma Educação
inclusiva, equitativa e de qualidade e, ainda, promover ações na comunidade que
estimulem uma aprendizagem significativa ao longo da vida para todos.
Maracatu Alma Mandingue
Alto Paraíso, Goiás, Brasil.
Bloco artivista nascido na Chapada há 4 anos.
Os integrantes estudam a percussão e dança do em oeste africano e da cultura afro-brasileira.
Maracatu Semente de Buriti
Cavalcante, Goiás, Brasil.
O Maracatu Semente de Buriti está situado em Cavalcante, Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. É um grupo de maracatu de baque virado, uma manifestação de origem afrodescendente, existente em Pernambuco, mais concentrada na região de Recife e Olinda. O grupo é filho da Nação do Maracatu Porto Rico, do Bairro do Pina, Recife/PE. O grupo Maracatu Semente de Buriti surgiu em Cavalcante em maio de 2022, a sugestão foi feita pelo Leo, ex-batuqueiro do Maracatu Truvão de Porto Alegre e fundador do Ipê Real de Brasília e pelo Mauro, ex-batuqueiro do Maracatu Pedra Encantada O nome Semente de Buriti foi escolhido devido ao buriti ser um símbolo do cerrado, palmeira presente nas veredas, onde estão localizadas muitas nascentes que compõe os córregos e rios da Chapada dos Veadeiros.
Pedra Fundamental
Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Do balanço do movimento neofanfarrista, surge a Pedra Fundamental, nome atribuído em referência ao monumento primordial da construção de Brasília, levantado em 1922. Um século depois, a fanfarra de rua de música jamaicana, Pedra Fundamental é fundada na Capital Federal. A proposta é ocupar a cidade com sons originais ou inspirados nos diversos ritmos da Jamaica, passando pelo Ska, Rocksteady, Dub e Reggae. Aos amantes destes estilos musicais, o grupo garante e supre a vontade de se embalar nessa onda boa. Bote o capacete e segure firme que lá vem pedrada.
Breguilhas Selvagens
Brasília, Distrito Federal, Brasil.
A beleza da seca cerratense traz em si o sentimento que borbulha o cheiro da maresia que, como espumas ao vento, fazem pulsar o meu, o seu, o nosso sangue que ferve no fogo e na paixão, leva e faz o que quiser, usa… porque o nosso maior prazer é como uma raposa que come uvas… Um sussurro descuidado.
3ª Edição 17 a 20 de outubro
Tema: Artivismo, Ecoturismo, Mobilidade e Mudanças Climáticas.